dez 13

Como fazer Jejum Intermitente Corretamente Para Não Passar Mal

Como fazer jejum intermitente para emagrecer rápido? Essa é a dúvida da maioria das pessoas que estão começando a fazer jejum intermitente e para garantir bons resultados logo de cara, e sinceramente nenhum outro método funcionou tão bem pra mim quanto este.

Passar mal na hora de treinar e conseguir se adaptar são os maiores obstáculos pra quem pratica jejum intermitente, e quando o assunto é saúde TODO cuidado é pouco, por isso hoje vou te mostrar como fazer jejum intermitente corretamente e sem sofrência.

Bora começar?

como fazer jejum intermitente

Prepare sua Mente

Quantas vezes eu ficava me perguntando: “Cara, como ela consegue ficar 24 horas sem comer? Eu já teria morrido…”
O ponto de partida para qualquer ação começa na mente, por isso se está querendo emagrecer e aprender passo a passo como fazer jejum intermitente, você precisa primeiro controlar a sua mente, para o primeiro desafio que você vai encontrar: FOME X VONTADE DE COMER.
Na maior parte do tempo você não sente fome e sim vontade de comer alguma coisa que está querendo muito ou simplesmente como uma forma de descontar algo que aconteceu, como um dia ruim de trabalho, frustrações, falta do que fazer e por aí vai.

A melhor forma de controlar sua mente é avaliar os seus hábitos e fazer o passo a seguir.

Defina uma Meta

Definir uma meta não é dizer “Quero emagrecer” e sim decidir quantos quilos você precisa perder, em quanto tempo e de que forma vai fazer isso.
Quando colocar uma meta vai perceber que tudo o que você fizer vai ter mais FOCO, e você não vai parar até conseguir atingir sua meta.
Esse passo também ajuda muito para controlar sua mente porque toda vez que você pensar naquele X-Bacon gigante vai lembrar da sua meta e vencer a tentação.

Resultado de imagem para jejum intermitente

Protocolos do Jejum Intermitente

Quando o assunto é como fazer jejum intermitente na prática, este é o aspecto mais importante que você precisa saber:

  • Jejum de 12 horas com janela alimentar de 12 horas;
  • Jejum de 16 horas com janela alimentar de 8 horas;
  • Jejum de 18 horas com janela alimentar de 6 horas;
  • Jejum de 24 horas;

Jejum intermitente de 12 horas

Este protocolo é ideal para a primeira semana, é mais fácil de seguir e vai ajudar o seu corpo a se adaptar, você pode fazer jantando até as 20 horas e só comer no café da manhã.
Nesta fase você pode diminuir o carboidrato e açúcar aos poucos, é uma forma de se adaptar a dieta low carb sem passar mal nos primeiros dias.

 

Jejum Intermitente de 16 horas

Aqui o grau de dificuldade aumenta um pouco mas nem tanto, a grande vantagem é que você aproveita o período em que está dormindo e assim acaba não comendo. Este método é ideal se você está querendo perder peso e ao mesmo tempo aumentar sua massa muscular. Depois de adaptado a este jejum é só testar o jejum de 18 horas (só 2 horinhas a mais (este é meu favorito quando o assunto é resultado!).
Alimentação ideal: Low Carb High Fat

 

Jejum Intermitente de 24 horas

Sim, eu sei que parece impossível, este estilo de jejum intermitente foi criado pelo Brad Pilon, mais conhecido como “Eat Stop Eat”, aqui vai alguns cuidados básicos:
Este jejum deve ser feito no máximo duas vezes por semana;
Faça uma refeição sem exageros depois que o período acabar, mas não exagere;
Evite treinos de alta intensidade, prefira treinos mais regulares.

Este tipo de jejum é recomendado para pessoas que já estão mais acostumadas com esta prática.

Também existe o jejum de 36 horas, mas este método não é recomendado, pois geralmente é feito para pessoas que sofrem de algum problema de saúde específico.

A alimentação ideal para fazer Jejum Intermitente

Um fato é certo sobre comer: quanto mais carboidrato e açúcar mais rápido você vai sentir fome, isso explica porque um bife com salada sustenta mais que um prato de macarronada.
Por isso opte por uma alimentação mais rica em proteína animal de qualidade (não vale salsicha, nuggets e cia…) como peixe, frango, carne bovina… , gordura boa como a do abacate, óleo de coco por exemplo e muitas folhas e legumes.
Deixa de lado os alimentos feitos com farinha branca e troque por grãos, sementes e produtos integrais, que vão te saciar por mais tempo além de proporcionar força e suprir nutrientes importantes.

Por conta desses fatores a alimentação Low carb e a Paleo são as mais indicadas para fazer jejum intermitente.

Precisa de ajuda para montar o cardápio? Eu preparei uma lista de compras Low carb pra você neste artigo!

Resultado de imagem para jejum intermitente

O que não te contaram sobre jejum intermitente

Aprender como fazer jejum intermitente também é quebrar alguns padrões que os nutricionistas e a indústria fit pregam o tempo todo, como:
Para emagrecer você precisa comer de 3 em 3 horas;
Contar cada bendita caloria do que você come, em toda santa refeição;
Comer muito ovo e gorduras aumentam seu colesterol;
Ficar muito tempo sem comer vai fazer você morrer….
Esses são apenas alguns exemplos do que dizem sobre jejum intermitente e fazer dieta low carb e se não estiver disposto a aprender um novo jeito de se alimentar, pode fechar este artigo porque jejum intermitente não é pra você.

Relacionado: Conheça os 5 maiores vilões da dieta e do emagrecimento

Você sabe sua taxa de inflamação celular? Faça o teste e descubra!

Sobre isso eu fiz um vídeo bem bacana, confere e depois se inscreve no canal!

Como fazer jejum intermitente – Cuidados Importantes

 

Existem alguns cuidados que vão te ajudar a fazer jejum intermitente com bem estar e até mesmo potencializar seus resultados:

Use alimentos termogênicos: Eles são ótimos pra te deixar ligado e atento além de acelerar seu metabolismo, pimenta, gengibre e canela são ótimos para temperar e fazer chás e dar aquela turbinada nos resultados que a gente gosta.

Cautela com o café: A cafeína é ótima pra dar mais disposição e quem não gosta de tomar café, né gente? O grande problema é que a cafeína em excesso pode atrapalhar, por isso recomendo não passar de duas xícaras por dia, de preferencia pela manhã. Quanto menos você ingerir vai ser melhor.

Forma de treinar inteligente: Fazer crossfit enquanto faz jejum intermitente, é uma péssima ideia, opte por treinos de alta intensidade de até 15 minutos ou uma caminhada acelerada.
Exercícios muito longos e cansativos como musculação, crossfit e cia podem fazer você passar mal, aumentar a sua fome e ainda prejudicar no resultado final.

Para de pensar no horário de comer: Lembra que eu disse que é importante quebrar padrões? Então, embora exista sempre uma janela para você se alimentar, não fique preocupado em comer pontualmente, coma quando sentir fome realmente.

 

Minha Experiência e Indicações

Eu adoro fazer jejum intermitente e foi o método que mais funciona pra mim não só em qualidade de vida e principalmente em resultados.

Eu já estou acostumada a fazer jejum de 16 horas e raramente faço o de 24 horas, nos dias em que eu faço um treino mais pesado eu como arroz e feijão (pouco), já nos dias em que eu não treino como só frutas, verduras e uma proteína magra.
O método de alimentação que eu sigo é o dieta de 21 dias, que consiste em uma alimentação anti-inflamatória e mais natural.

Curioso para conhecer este método? Clique AQUI

Ao longo do tempo eu percebi não só o emagrecimento, mas aprender como fazer jejum intermitente me ajudou a manter os níveis de glicose e colesterol no lugar, hoje tenho mais disposição e até minha depressão e compulsão alimentar foram controladas, graças ao jejum intermitente e mudanças de hábito.

Essas foram as dicas de hoje e espero ter ajudado você a entender como fazer jejum intermitente corretamente, pra que você possa ter muito sucesso e bem estar!

Dúvidas? Deixe nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!